PRESENÇA MISSIONÁRIA DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS CAPUCHINHAS, NA IGREJA DO AMAZONAS – 1927 – 2014

//PRESENÇA MISSIONÁRIA DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS CAPUCHINHAS, NA IGREJA DO AMAZONAS – 1927 – 2014

PRESENÇA MISSIONÁRIA DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS CAPUCHINHAS, NA IGREJA DO AMAZONAS – 1927 – 2014

Presença Missionária das Irmãs Missionárias Capuchinhas,

na Igreja do Amazonas – 1927 – 2014

         

as irmãosNa cidade de São Paulo de Olivença que fica situada sobre uma colina de 90 m de altitude, sendo topograficamente, uma das cidades mais elevadas do Estado do Amazonas, foi o local do primeiro espaço missionário das Irmãs Missionárias Capuchinhas: Marcelina Maria de Messejana, Josefa Maria de Aquiraz, Francisca Maria de Granja e Vicência Maria de Baturité que lá chegaram, no dia 18 de outubro de 1927, atendendo o convite de Mons. Frei Evangelista Galea de Cefalônia, Prefeito Apostólico da Missão, para assumirem o Educandário Nossa Senhora da Assunção.

Treze anos depois, no dia 25 de fevereiro de 1940, conduzidas, pessoalmente, por Mons. Frei Tomás de Marcellano, Prefeito Apostólico na época, as Irmãs: Celina Maria de Fortaleza, Eulália Maria de São Felipe, Ermelinda Maria de Cururupu, Cesarina Maria de Canindé e Zita Maria de Barra do Corda assumiram o Educandário Imaculada Conceição, em Benjamin Constant, cidade que faz fronteira com o Peru e a Colômbia.

Em Manaus a primeira missão foi na Casa Dr. Fajardo com crianças órfãs e doentes até 1964, quando as Irmãs foram transferidas para assumir o Jardim da Infância Dr. Adalberto Valle, na Rua Tapajós, 200, conduzidas por Frei Pio de Casa Castalda, no dia 8 de abril de 1964. A partir de 1998, sob a direção de Irmã Leopoldina, passou a se chamar Centro Educacional Adalberto Valle, integrando não só a Educação Infantil, como também o ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. A partir de 2 de março de 2003, foi implantado o ensino Fundamental de 5ª a 9ª série. Finalmente, em 2007, foi inaugurada a Unidade Morada do Sol, situado na Avenida Via Láctea, 835-Aleixo, onde foram implantado do ensino Infantil ao Médio. Em novembro de 2003, no bairro Terra Nova, as Irmãs Josélia Maria e Maria Neuma iniciaram a Fraternidade Francisclariana para um serviço junto do povo, especialmente, com crianças necessitadas de cuidados especiais.

Finalmente, em abril de 2012, a Missão foi expandida até a cidade de Santo Antônio de Içá, onde as Irmãs Beatriz Aires, Luciene dos Santos e Maria Luziane da Silva formaram a fraternidade na Casa Missionária Tapera Franciscana, com um trabalho de presença junto ao povo, que tem muita necessidade da Palavra de Deus.

 

O Centro Educacional Dr. Adalberto Valle completa neste ano seu JUBILEU DE OURO. O trabalho das Irmãs ao longo destes 50 anos tem sido de extrema relevância, pois tem demonstrado a cada dia o quanto ainda é possível acreditar nos valores humanos e cristãos, por isso, têm como objetivo semear, quer através da educação nas Escolas, ou inseridas no meio dos irmãos necessitados: a cidadania, a justiça e a fraternidade, à luz dos valores evangélico-franciscanos da paz, do amor e da esperança.

By | 2017-04-02T01:38:07+00:00 outubro 7th, 2014|Artigos|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment