Neste artigo apresentamos como a espiritualidade franciscana contribui nos processos educativos.  Inicialmente abordamos os conceitos de espiritualidade e espiritualidade franciscana tendo como referencial teórico Fritjof Capra, Ana Maria Tepedino, Jean Yves Leloup, Leonardo Boff, Frei Lázaro Iriarte, Frei Jaime Biazus e as Fontes Francisclariana.  Sabemos que o universo da espiritualidade é polissêmico por isso, destacamos que nosso objetivo é compreender como franciscanos seculares e pesquisadores como a experiência franciscana contribui nos processos educativos, por meio de sua proposta de formação integral através da qual a afetividade e intelecto caminham juntos.  Frei Roberto Zavalloni nos oferta o suporte teórico no que diz respeito à pedagogia franciscana que compreende uma práxis pedagógica, formativa e educativa.  Nossa narrativa está apresentando o universo franciscano que estamos pesquisando no que diz respeito à presença franciscana na educação e sua relação com a espiritualidade, formação e cultura escolar.

 

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